Brasília
(clique nas categorias)

Introdução
Turismo
Lazer e Natureza


Brasília - capital do Brasil

Brasília, a capital do Brasil, está situada no Distrito Federal, dentro do estado de Goiás. O Distrito Federal tem uma população de cerca de dois milhões de habitantes e ocupa uma área de 5814 km2. A cidade, que está a 1100 metros a cima do nível do mar, conta com uma arquitetura moderna e foi planejada nos mínimos detalhes.

Brasília é uma cidade de pouca história. Ao contrário das outras grandes metrópoles brasileiras ela não surgiu durante a colonização, como resultado do pau-brasil, ouro, cana de açúcar ou café. Brasília é uma cidade planejada, idealizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek e projetada pelos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer. O objetivo era criar uma nova capital para o Brasil. 


A futura capital do Brasil foi então erguida em pouco mais de três anos, com a finalidade de integrar o centro oeste ao restante do país. No dia 21 de Abril de 1960 Brasília tornou-se a capital do Brasil, sucedendo o Rio de Janeiro. 

Embora Brasília seja uma cidade nova, o projeto de construção da capital vem desde a época do Brasil Império. Em 1823, José Bonifácio apresentou um projeto para mudança da capital, sugerindo o nome "Brasília", más o então governador D. Pedro I dissolveu a constituinte antes que ela pudesse aprovar o projeto. No final do século XIX uma missão explorou o Planalto Central e demarcou uma área de 14.000 km2 para a construção da futura capital. Em 1955, o então candidato a presidência da república, Juscelino Kubitschek, foi indagado durante um comício, se, caso ele fosse eleito, faria respeitar a constituição e transferiria a capital para o Planalto Central. Juscelino prometeu que sim, e cinco anos mais tarde Brasília foi inaugurada. 

Nota: O texto acima é parte da introdução do livro Brasília 60 Colorfotos. No livro em questão você poderá ler uma introdução mais detalhada. Para outras informações, clique aqui.


Todas as fotos desta página sobre Brasília e muitas outras estão contidas no livro Brasília 60 Colorfotos, a venda na maioria das livrarias do Brasil. Para outras informações sobre o livro e venda on-line, clique aqui.