Cidades Históricas
de Minas Gerais

(clique nas categorias)

Introdução
Turismo
Aleijadinho

Cidades Históricas MG

Turismo

Bem vindo às Cidades Históricas de Minas Gerais. Conheça as belezas e fique informado sobre as sete principais cidades históricas do Estado. São elas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei, Tiradentes, Sabará e Diamantina. Mergulhe neste universo que revela pouco a pouco o nosso surpreendente passado. Veja como começou a nossa história.

Ouro Preto

Praça Tiradentes (foto): É a praça central de Ouro Preto. Aqui construíram entre 1784 e 1846 a Casa da  Câmara e Cadeia, hoje o Museu da Inconfidência. Na praça encontra-se um monumento em memória de Tiradentes. 

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (foto): A Igreja de São Francisco é uma das obras primas de Aleijadinho e foi construída entre 1771 e 1794. No interior há belíssimas pinturas de teto (foto), feitas por Emanuel Ataide entre 1800 e 1809. Outro marco são as esculturas na fachada (foto), feitas por Aleijadinho.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (foto): A igreja, construída entre 1711 e 1733, se destaca pelo rico interior. Por de traz das paredes de Taipa surge uma magnífica decoração, para a qual foram utilizados 434 kg de ouro. 

Congonhas do Campo

Congonhas do Campo (foto): A cidade está localizada 80 km ao sul de Belo Horizonte, em uma das áreas onde havia grande concentração de ouro, no Rio Maranhão. 

Figuras de Aleijadinho: Em Congonhas do Campo é possível apreciar diversas figuras esculpidas por Aleijadinho. Os 12 Profetas Bíblicos (foto) foram esculpidos em pedra sabão entre 1800 e 1805, tornando-se mundialmente famosos. Outra atração são as 66 figuras em tamanho real que compõem as estações da "via sacra" (fotos no livro Cidades Históricas de MG).

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (foto): É aqui que estão os 12 Profetas Bíblicos. O Santuário foi construído em razão de uma promessa feita por Feliciano Mendes e é local de peregrinação. 

São João del Rei

São João del Rei (foto): A cidade está situada a 200 km ao sul de Belo Horizonte. Ela foi erguida em um vale extenso na época do ciclo do ouro do Brasil. 

Igreja São Francisco de Assis (foto): Construída em 1774 é considerada a obra prima de Aleijadinho, juntamente com a igreja São Francisco em Ouro Preto. 

Museu Ferroviário (foto): Aqui o visitante da cidade pode apreciar locomotivas originais, algumas construídas antes de 1880.  

Sabará

Igreja Matriz da Nossa Senhora de Conceição (foto): Outra grande jóia do barroco brasileiro, a igreja data de 1701. 

Capela Nossa Senhora do Ó (foto): A capela impressiona pelos ricos detalhes esculpidos em madeira e data de 1717. 

Casa da Ópera (foto): No teatro mais famoso de minas Gerais, construído no estilo elisabetano, ainda são feitas encenações. A Casa da Ópera data de 1770. 

Todas as fotos desta página sobre as Cidades Históricas e muitas outras estão contidas no livro Cidades Históricas de Minas Gerais  98 Colorfotos, a venda na maioria das livrarias do Brasil. Para outras informações sobre o livro e venda on-line, clique aqui.

Mariana

Casa da Câmara e Cadeia (foto): Construída em 1784, a antiga Casa da Câmara e atual sede da prefeitura é considerada uma das principais obras da arquitetura colonial do Brasil. 

Largo do Carmo (foto): À esquerda na foto está a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, que foi construída entre 1763 e 1894. A outra igreja é a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e data de 1784. Há alguns anos um incêndio devastou esta igreja. 

Garimpeiros (foto): Minas Gerais é uma das mais ricas áreas de mineração do mundo. Na foto pode-se observar garimpeiros em uma mina de topázio imperial nas imediações de Mariana. A região é a única do mundo onde é encontrada essa pedra preciosa. 

Tiradentes

Tiradentes (foto): Tiradentes é uma idílica e charmosa cidade de garimpo, localizada ao pé da Serra de São José. A cidade é vizinha de São João del Rei. Existe uma ferrovia histórica de 1880 que liga as duas cidades e continua em funcionamento. 

Igreja Matriz de Santo Antônio (foto): A igreja foi construída entre 1725 e 1810. A fachada é uma das últimas obras de Aleijadinho. O interior da igreja, o mais rico de Minas Gerias, é coberto de ouro. O órgão (foto), construído no séc 18 em Portugal, continua em perfeito funcionamento. 

Diamantina

Diamantina (foto): Localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, a cidade está no coração do sertão de Minas Gerais. 

Catedral de Santo Antônio e Museu (foto): Ao lado da Catedral de Santo Antônio encontra-se um importante museu, que registra toda a história da mineração de diamantes na região.  

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (foto): Localizada no Largo do Rosário, a mais antiga igreja de Diamantinas data de 1733 e foi construída por escravos.