Santa Catarina
(clique nas categorias)

Florianópolis
Blumenau
Pomerode
Baln. Camboriú
Garopaba
Praia do Rosa
Gurada Embaú


Florianópolis

Atrações Turísticas

Ponte Hercílio Luz (foto):  A ponte Hercílio Luz é um dos símbolos da cidade. Inaugurada em 1926 é, atualmente, a única ponte no mundo com sistema pênsil. Ela tem 826m de extensão. 

Catedral Metropolitana (foto): Construída entre 1753-1773, a catedral foi erguida no local onde antes existiu uma capelinha, construída em 1678 pelo fundador da cidade Francisco Dias Velho.

Palácio Cruz e Souza (foto): Construído no século 18, o palácio está entre as principais preciosidades do centro histórico. Hoje é a sede do Museu de Santa Catarina.

Mercado Público (foto): Construído em 1889 no coração do centro histórico, o mercado tornou-se referência entre intelectuais, boêmios e artistas de Florianópolis. Em 2005 sofreu um grave incêndio.

Figueira (foto): A Figueira centenária foi transplantada em 1891 para a atual localização e é uma atração à parte na Praça XV.

Atenção: Outras atrações turísticas podem ser apreciadas no livro Florianópolis 90 Colorfotos. Para mais informações, clique aqui.

Praias e Lazer

Praia do Santinho (foto): Nesta praia encontra-se um museu arqueológico ao ar livre, com inscrições rupestres de até 4000 anos de idade.

Praia da Armação (foto): Localizada na parte sul da ilha, está próxima ao Parque Municipal da Lagoa do Perí, importante reserva biológica de Santa Catarina. 

Sand-Board (foto): Nas dunas de Florianópolis surgiu uma nova modalidade de esporte: o sand-board.

Lagoa da Conceição (foto): A lagoa está entre as melhores opções de lazer da Ilha de Santa Catarina. Destaque também para os vários cafés e a Avenida das Rendeiras.

Atenção: Outras praias podem ser apreciadas no livro Florianópolis 90 Colorfotos. Para mais informações, clique aqui.

 


Todas as fotos desta página sobre Santa Catarina e muitas outras estão contidas no livro Florianópolis 90 Colorfotos, disponível na maioria das livrarias do Brasil. Para outras informações sobre o livro e compra on-line, clique aqui.

História

Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é a única capital do Brasil localizada em uma ilha, a Ilha de Santa Catarina, e é uma das cidades de maior qualidade de vida do Brasil. É cercada por mais de 100 praias paradisíacas e diversas reservas naturais. Considerada o paraíso do surfe brasileiro, atrai milhares de turistas jovens todos os anos, embora o turismo da terceira idade também seja muito significativo. 

Achados arqueológicos comprovam pequenos povoados na Ilha de Santa Catarina no ano 3000 A.C.. Mas a recente história de Florianópolis se iniciou no séc XVI, quando os primeiros navegadores desbravaram o litoral sul do Brasil. Florianópolis desenvolveu-se a partir da Vila de Nossa Senhora do Desterro, fundada no século XVII pelo bandeirante paulista Francisco Dias Velho. A vila logo tornou-se atraente para navios mercantes, que lá se abasteciam de água e alimentos, devido às excelentes condições de ancoragem. A população de Desterro cresceu rapidamente, devido a imigração de milhares de Açorianos e a criação da sede da capitania em meados do séc. XVIII. Em 1823 Desterro tornou-se cidade e foi proclamada capital da província de Santa Catarina. 71 anos mais tarde, em 1894, o nome da cidade foi mudado para Florianópolis, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

Hoje a cidade é um importante centro comercial dos sul brasileiro e um dos maiores centros de turismo da América do Sul. A população é de aproximadamente 300.000 habitantes e a cidade tem 97% de sua área total na Ilha de Santa Catarina e 3% no continente. A ligação entre a ilha e o continente é feita através de três pontes, Hercílo Luz, Colombo Sales e Pedro Ivo Campos. Na ilha de Santa Catarina, o destaque são as praias Canasvieiras, Jurerê Internacional, Ingleses, Santinho e Armação.