placeholder Cristo Redentor Ceu Azul placeholder
placeholder
placeholder
placeholder Quem nunca imaginou como a estátua do Cristo Redentor é por dentro? Quem nunca se perguntou como se dá o acesso aos braços da estátua? A convite da Pirelli, patrocinadora oficial da restauração e da manutenção do Cristo Redentor, conhecemos o interior da estátua. Em reportagem ilustrada com muitas fotos, mostramos a estátua por dentro e revelamos diversas curiosidades.

Entrando na estátua: Aos pés da estátua do Cristo Redentor, do lado esquerdo quando se olha de frente para o monumento, existe uma porta que dá acesso ao interior da estátua. Para acessar essa porta com segurança, é preciso instalar um andaime ou um elevador portátil, conforme a foto abaixo. É importante observar que o interior da estátua não está aberto à visitação turística.
Corcovado
acesso a estátua

Uma escadaria: Por dentro, a estátua é de concreto armado. Uma imensa escadaria de ferro, composta por diversos andares, assusta à primeira vista. A subida, porém, é fácil e relativamente segura.
Corcovado
escadaria no interior da estátua

Muita emoção: A escadaria conduz o visitante até a altura do peito da estátua, onde há uma pequeno vão. Aqui, pode-se admirar um dos detalhes mais emocionantes da estátua, o Coração de Cristo, esculpido com muito zelo e carinho.
Corcovado
o coração

Dois mirantes: A partir do vão, segue-se, por uma nova escada, até um segundo espaço, na altura dos braços da estátua. Aqui estão localizadas duas aberturas, uma no ombro e outra no meio do braço. É possível espiar para fora dessas aberturas e se emocionar com a vista deslumbrante sobre a cidade. Para alcançar a abertura no meio do braço, é preciso arrastar-se, por alguns metros, por um vão estreito. O esforço vale a pena. Além da vista para a cidade, pode-se observar o rosto do Cristo Redentor de perto.
Corcovado
vista a partir do braço

No topo do Rio de Janeiro: Existe, ainda, uma abertura na cabeça da estátua. Essa abertura é, na regra, inacessível mesmo aos poucos privilegiados que têm a oportunidade de visitar o interior da estátua. O acesso é difícil e perigoso. A abertura na cabeça da estátua tem como finalidade principal a manutenção do para-raios ali fixado. Para alcançar essa abertura, é preciso subir outra escada e, depois, se espremer através de alguns vãos. Do alto da cabeça, tem-se uma das vistas mais deslumbrantes do mundo.
Corcovado
vista a partir da cabeça

Matéria publicada em 04/08/2016
Jornalista responsável: Felix Richter
placeholder