placeholder Pantanal Ceu Azul placeholder
placeholder
placeholder
placeholder Pantanal     Animais     Fotos     Símbolo     Mapa     Turismo    

Descendo o planalto central brasileiro em direção oeste, os rios Taquari, Piquiri e São Lourenço, entre muitos outros, deságuam numa imensa planície de aluviões - o Pantanal Mato-grossense. Apesar de seu nome sugerir um pântano, o Pantanal é uma planície alagada anualmente. A maior porção deste paraíso biológico está em território brasileiro, compreendendo uma área de cerca de 140.000 km2. Essa planície é atravessada de norte a sul pelo rio Paraguai, o qual representa o único dreno de água da planície.

Pantanal

A região do Pantanal recebe cerca de 800 milímetros de chuva por ano. O rio Paraguai e seus afluentes se avolumam, porém, de tal maneira, que as águas transbordam e se espalham pela planície baixa cobrindo extensas regiões. O alagamento fertiliza a terra, depositando as suspensões contidas na água que vem de longe. Na paisagem pantaneira são chamadas de baías as lagoas de água doce, de salinas as compostas de água salgada e de barreiros as que secam na estiagem. Denomina-se de corixos os cursos de água que ligam estas formações à outras baías ou rios. As faixas de terras ligeiramente mais altas, cobertas com mata não alagada, foram designadas de cordilheiras. O Pantanal é influenciado por diversos ecossistemas vizinhos: a Amazônia, o Cerrado e até pela Mata Atlântica. Este conjunto de fatores transforma a região em um habitat único no mundo, com a maior concentração de fauna das Américas.

Pantanal

A riqueza natural é simbolizada pelo esbelto tuiuiú ou jaburu (Jabiru mycteria), uma ave bastante exótica de 1,50 m de altura, de plumas brancas, cabeça preta e um papo vermelho. Ao todo se somam cerca de 650 espécies de aves e mais de 260 espécies de peixes que habitam o Pantanal. Durante a época de estiagem, nos meses de maio a setembro, podem ser vistas as mais fantásticas aglomerações de pássaros. Centenas até milhares de tuiuiús, cabeças-secas, garças e muitas outras espécies se encontram para pescar os abundantes peixes nas baías e alagados que agora secam. É a época também de reprodução para a maioria dos animais. Veja uma seleção das aves do Pantanal. (Texto de Lucas Leuzinger - Livro Pantanal 100 Colorfotos)

Pantanal

placeholder
placeholder Facebook Brasil Colorfotos placeholder Instagram Brasil Colorfotos placeholder Pinterest Brasil Colorfotos placeholder placeholder placeholder placeholder placeholder placeholder
placeholder Facebook Brasil Colorfotos placeholder Instagram Brasil Colorfotos placeholder Pinterest Brasil Colorfotos placeholder placeholder placeholder placeholder placeholder